EDITORIAL      
A primeira impressão é a que fica!

     

Foto: Reprodução Internet
     
 
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Na coluna “Conversa da Redação”, falamos esta semana sobre a abordagem de vendedores em lojas no comércio do município ao atenderem a clientela. Devemos ressaltar neste editorial que o bom atendimento, aliado à qualidade de produtos das lojas da cidade, é uma grande oportunidade para que os estabelecimentos vendam bem sempre e não somente em datas especiais como no Natal. Mas para que fidelizem clientes que comprarão em Guapiaçu ao longo de todo o ano, as boas maneiras têm tudo a ver com o marketing pessoal e este deve estar alicerçado num bom autoconhecimento e atendimento. Quem conhece bem a si mesmo, sabe em que precisa melhorar e busca melhorar seu conteúdo, indo atrás de informação e sabe usar corretamente a sua simpatia. Poderíamos aqui citar muitas regras de como o empresário pode treinar seu vendedor para ser gentil, sincero, atencioso e saber ouvir, atenção para higiene, postura e vestuário. Mas atenção, todo esse treinamento deverá ser nos bastidores, pois conversas entre patrões e colaboradores na presença do cliente requerem cautela. É preciso também evitar as famosas panelinhas entre funcionários. Fofoca em ambiente de trabalho, então, nem se fala. É muito feio. A fofoca demonstra falta de foco no trabalho e envenena o ambiente. Mas não adianta seguir todas essas regras e maltratar o cliente logo na porta de entrada do estabelecimento, pois a primeira impressão é a que fica, e as demais são as que marcam, portanto o ditado de que errar é humano e repetir o erro é burrice é muito verdadeiro.